Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/html/modules.php on line 5

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/wright/doctypes/default.php on line 238

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/wright/doctypes/default.php on line 148
EDPs válidos: "Educação"

Warning: mysqli_query(): Empty query in /home/a9985/public_html/eng2012/libraries/joomla/database/database/mysqli.php on line 382

Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/a9985/public_html/eng2012/libraries/joomla/database/database/mysqli.php on line 263

Os trabalhos listados abaixo foram validados pela Comissão Organizadora e serão apresentados no XVII Encontro Nacional de Geógrafos que ocorrerá na cidade de Belo Horizonte entre os dias 22 a 28 de julho de 2012.

TRABALHOS VÁLIDOS ÁREA Educação

PARA BUSCAR SEU EDP APERTE CTRL + F DIGITANDO NA ABA QUE APARECE NO CANTO SUPERIOR DIREITO AS PALAVRAS CHAVE DE SEU RESUMO

1 Cartografia e Currículo Mínimo: um estudo de caso no CIEP Ayrton Senna/RJ.MIGUEL FILIPE DA COSTA SILVA
2 A Lei 10639 e a Geografia: elementos para uma educação étnico-racial RAFAEL CÍCERO DE OLIVEIRA
3 ESTUDANDO GEOGRAFIA A PARTIR DA POESIA: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO INTEGRAL DOMINGOS RAUL NUNES DE SOUSA
4 SANEAMENTO BÁSICO COMO TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAANTONIO DIAS DA SILVA
5 Um debate em construção sobre Educação do Campo na EFA Dom Fragoso, Independência/CE.LUANA ELIS OLIVEIRA PINTO
6"Geografia no cinema:Como Mazzaropi influenciou na idealização do caipira brasileiro”REBECA MAIUMI DEGUTI
7(RE) LEITURAS DA PAISAGEM GEOGRÁFICA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB: CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO PARA A PRÁXIS DE UMA GEOGRAFIA ESCOLAR ATIVAALISSON CLAUBER MENDES DE ALENCAR
8(Re)produção e valorização do espaço intra-urbano: a espacialidade dos condomínios fechados em Feira de Santana-BaMARCELO AMORIM CORREIA
90 USO DE PINTURAS E FOTOGRAFIAS NO ESTUDO DA COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA LILIAN GAVIOLI DE JESUS
10A PRODUÇÃO DOS SABERES AGROECOLÓGICOS A EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA SERRA DO BRIGADEIRO – EFASB (ZONA DAMATA/MG). JAQUELINE ROCHA OLIVEIRA
11A (RE)CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES DE RAZÃO E PROPORÇÃO ATRAVÉS DA CURIOSIDADE E PRÁTICABÁRBARA DE OLIVEIRA FLORES
12A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NATUREZA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DE GEOGRAFIA DOS ESTADOS DO PARANÁ E SÃO PAULO: UMA CORRELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA.DAVID AUGUSTO SANTOS
13A ABORDAGEM DO CONCEITO DE PATRIMÔNIO CULTURAL EM ARTIGOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE GEOGRAFIA (2005 – 2011)TATIANA COLASANTE
14A análise da dinâmica espacial no Ensino de Geografia: interelações entre urbano e o ambienteANTÔNIO ARTHUR CRUZ DO NASCIMENTO
15A APROPRIAÇÃO DA PERCEPÇÃO CRÍTICA DA MÍDIA COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO FREDSON DOMINGOS DE SOUZA
16A ARQUITETURA ESCOLAR: ASPECTOS DE CONTRADIÇÃO.YRIS ARAÚJO BANDEIRA
17A ARTE COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS.MARLLON HENRIQUE LEANDRO
18A CARTOGRAFIA DAS PRÁTICAS ESPACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIARAFAEL MACEDO DE OLIVEIRA TEODORO
19A cartografia e o lugar do meu alunoDÉBORA SCHARDOSIN FERREIRA
20A Cartografia escolar no reconhecimento do espaço vivido – algumas reflexões e experiências na Geografia/PIBID em Seropédica.LUCIANA VIANA NEVES
21A CARTOGRAFIA TÁTIL E O ENSINO DE GEOGRAFIAGABRIELA SILVEIRA ROCHA
22A Colônia Árabe na Tríplice FronteiraBRUNO DE SOUZA SANTOS
23A construção da cidadania- Ensino de Geografia pelo turismo pedagógicoLUAN FERREIRA CASTRO
24A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL PELA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES NA CONCEPÇÃO DE ESPAÇO DA SOCIEDADE BRASILEIRAFILIPE DE SOUZA FONSECA
25A construção de fanzines como Representação Social do Lugar. Estudo de caso E.E.E.F. Walt Disney – Viamão/RS.FABIO POLETTO FRANCO
26A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICOS PELO OLHAR DA CRIANÇA JULIENE SOARES FERNANDES
27A CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONCEITOS URBANOS NA CIDADE DE SÃO JOÃO DEL-REI DESENVOLVIDA NAS INTERVENÇÕES DO PIBID DE GEOGRAFIA DA UFSJPEDRO JOSÉ DE SOUZA
28A CONTRIBUIÇÃO DA TOPOFILIA E TERRAFILIA NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIAJACQUELINE RODRIGUES MORAES
29A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES VIRTUAIS PARA O ENSINO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA ESCOLAGRAZIELA ARAÚJO DA SILVA
30A criação do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Geografia para Surdos no Instituto Nacional de Educação de Surdos (NUPEGS/INES) e o atual contexto da educação de surdos no BrasilGUILHERME BARROS ARRUDA
31A dicotomia geografia física – geografia humana e o pensamento integral de morin – a bacia do mangue e o ensino da hidrologia no sexto ano do nível fundamental do ciclo básicoCLARISSE CUNHA DA ROCHA MÜLLER
32A disciplina intitulada "Estudos Amazônicos" constituindo-se como mais um espaço para o conhecimento geográfico em sala de aula.DANIEL VATER DE ALMEIDA
33A distribuição de novas tecnologias de informação e o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas de inclusão digital no Rio de Janeiro: Impasses e PerspectivasHINDENBURGO FRANCISCO PIRES
34A Divisão Sexual do Trabalho: o caso dos/as estudantes da E.E.E.M. Lília Neves moradores da zona rural do município de Rio Grande - RS.ANDRESSA CRISTIANE COLVARA ALMEIDA
35A ECODINÂMICA COM POSSIBILIDADE DE UMA LEITURA DOS PROCESSOS GEOMORFOLOGICOSAPLICADA A PRATICA DE ENSINO: OCASO DA ESCOLA EMAAF CICERO ROBSON DA SILVA
36A Educação ambiental: O teatro como recurso de ensino-aprendizagem na comunidade de Pinheiro e Andirá, no município de Curuçá-Pa.LUIZ HENRIQUE ALMEIDA GUSMÃO
37A EDUCAÇÃO CARTOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA DO PROJETO PIBID/GEOGRAFIA UFFSBRUNO DE MATOS CASACA
38A EDUCAÇÃO DO CAMPO “CAMPONESA”: A TENDÊNCIA CAMPESINISTA DO PARADIGMA DA QUESTÃO AGRÁRIARODRIGO SIMÃO CAMACHO
39A EDUCAÇÃO NOS TERRITÓRIOS EM DISPUTA POR REFORMA AGRÁRIA NA PARAÍBA: contribuições para a configuração do espaço agrário paraibanoRICARDO BATISTA DOS SANTOS
40A EDUCAÇÃO POPULAR NAS ESCOLAS DO MOVIMENTO SEM TERRA E SUA CONTRA-ESPACIALIDADE GABRIEL SOUZA ALVES
41A educação profissional e ensino contextualizado de geografia na EEEP Joaquim Moreira de SousaFRANCISCA JARDÉLIA LIMA DAMASCENO
42A ELABORAÇÃO DE MAPAS TÁTEIS COMO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃOMAIARA TIBOLA
43A EVOLUÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UFRJ: DE 1983 À 2006THAIS HERINGER RAMOS
44A EVOLUÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DE UM PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO COLÉGIO FRANCISCANO NOSSA SENHORA DO CARMO, GUAÍRA (PR)JHONES DONIZETTI MENDES
45A FALTA DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA E SEUS PROBLEMAS NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DE LURDES PINHEIROHARRISSON SWENEY
46A FEMINIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE EM GOIÁSCARMEM LÚCIA COSTA
47A formação do professor de geografia: análises comparativas dos cursos da graduação em Licenciatura em Geografia nas universidades do Rio de JaneiroPABLO GUILHERMO MUNIZ GUIMARÃES BISAGGIO
48A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: ANSEIOS, PRÁTICAS E VIVÊNCIASVICTOR HUGO NEDEL OLIVEIRA
49A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DE GOIÁS: UM DIAGNÓSTICO DOS PROJETOS DE FORMAÇÃO, NO ESTADO DE GOIÁS, A PARTIR DE 1990.REGIS RODRIGUES DE ALMEIDA
50A formação inicial do professor de Geografia para uma educação inclusiva – o curso de Licenciatura da Universidade Federal de Santa CatarinaNATHÁLIA BERNARDINETTI
51A Formação Inicial dos Professores de Geografia e a Experiência do PIBID/ UFVJANETE REGINA DE OLIVEIRA
52A FORMAÇÃO INICIAL EM GEOGRAFIA: DIFICULDADES E PERSPECTIVAS CONTEMPORANEAS.ORLANDO EDNEI FERRETTI
53A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO PARA OS DESAFIOS DE ENSINAR A ALUNOS COM DISTINTOS PERFIS CINTHIA GONÇALVES DE JESUS
54A Fotografia como Instrumento Didático para um Ensino da Geografia no FundamentalTHAINÁ SANTOS COIMBRA
55A GEOGRAFIA AGRÁRIA NO EXAME VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO: O PERÍODO DE 1987 A 2007GRAZIELLE C BOZI COSTA
56A GEOGRAFIA CULTURAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA CONTEMPORANEIDADETHIAGO PEREIRA LIMA
57A geografia e a interdisciplinaridade: Reaproveitamento de sucata na criação de jogos didáticos como ferramenta para uma Educação AmbientalHERIKA MARIA DA SILVA BARBOSA
58A GEOGRAFIA E O MEIO AMBIENTE: uma análise da temática no ensino fundamentalRONILZA MASJIONE FERREIRA
59A GEOGRAFIA ESCOLAR À PROCURA DO DIÁLOGO NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA TEÒRICO-METODOLÓGICA FRANCISCO DE ASSIS DO NASCIMENTO JUNIOR
60A GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO DE 1930 A 1980JOANA JAKELINE ALCÂNTARA SAMPAIO
61A GEOGRAFIA ESCOLAR COMO POSSIBILIDADE PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE CAJAZEIRAS-PBRODRIGO BEZERRA PESSOA
62A Geografia Escolar nas diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola: um instrumento emancipatório pelo fortalecimento da identidade afrodescendente na Comunidade Negra Paratibe – PB.YGOR YURI DE LUNA CAVALCANTE
63A GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL IMPÉRIO: CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS AUTORES E DAS EDITORAS DE LIVROS DIDÁTICOSMARIA DEUSIA LIMA ANGELO
64A Geografia na prática sócio-espacial de alunos do ensino médioMONIQUE DA SILVA LEMOS CARDOSO
65A Geografia no contexto da pedagogia socialista de Pistrak: O caso do curso EJA/Médio do PRONERA em Santa Catarina.JOÃO MARCELO VELA
66A GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A (DES)VALORIZAÇÃO DA DISCIPLINA PELOS PROFESSORESROGER DA SILVA BORGES
67A globalização perversa e a educação: Diálogos e reflexões entre pensadores e suas teoriasGLAUBER BARROS ALVES COSTA
68A IDENTIDADE GAÚCHA COMO PROTAGONISTA NAS PROPAGANDAS DE CERVEJAFERNANDO DE OLIVEIRA
69A imagem de território que os mapas projetam: tensionamentos ao livro didático de Geografia e suas representações cartográficas.LYA MORET BOYNARD
70A Implantação da Lei nº 10.639/03-MEC no Ensino Médio e a Reconstrução da Identidade Afrobrasileira no BrasilLARISSA YUKA TOMIDA
71A IMPORTÂNCIA DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NAFORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIAMÁRCIA PEREIRA CABRAL
72A IMPORTÂNCIA DA DIMENSÃO PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO GEÓGRAFO ROBSON ALVES DOS SANTOS
73A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O MST: O CASO DO ASSENTAMENTO JOÃO BAPTISTA II EM CASTANHAL-PATHIAGO LUAN BESSA MARTINS
74A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIOJACKSON LEANDRO DA SILVA BEZERRA
75A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO HOMEM – NATUREZA NO ENSINO DE GEOGRAFIA.CARLA PATRICIA
76A importância das novas tecnologias no ensino da Geografia: proposta de utilização de vídeos do YouTube como um recurso didático para o ensino do conceito de “lugar” na GeografiaRAFAEL CORRÊA BORBA
77A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO: UM ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS DO VALE DO JIQUIRIÇÁ/BAISABELA SANTOS ALBUQUERQUE
78A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA NAS SÉRIES INICIASJOÃO FAGNER DA SILVA GOMES
79A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA E DO PIBID PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTEALESSANDRA TERESINHA PACHECO DE SOUZA
80A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DO ESPAÇO LOCAL: UM ‘OLHAR’ GEOGRÁFICO SOBRE A CIDADE ADMA VIANA BEZERRA
81A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, CAMPUS ARAGUAÍNA.GEOMIR ALMEIDA DOS ANJOS
82A importância do Programa de Educação Tutorial junto ao Curso de Geografia da Universidade Estadual de Londrina.ROSELY MARIA DE LIMA
83A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE INTERVENÇÃO NO ESTAGIO SUPERVISIONADO: UM ESTUDO SOBRE MIGRAÇÃO, TRABALHO E DIVERSIDADE CULTURAL.LETÍCIA PARREIRA OLIVEIRA
84A IMPORTÂNCIA DOS SABERES DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA LARISSA KAYE NISHIWAKI
85A importância e a contribuição da África para a construção do povo brasileiro: uma abordagem das (geo)grafias na perspectiva do ensino-aprendizagem.TUWILE JORGE KIN BRAGA
86A INDISCIPLINA COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEMCLAUDIONE DE JESUS CARDOSO
87A influência da cultura na formação dos indivíduosEUMARA DA HORA MARQUES
88A INFLUÊNCIA DA GEOGRAFIA CRÍTICA NOS LIVROS DIDÁTICOSRODOLFO EMILIANO RUSSO PEREYRA
89A influência de atividades dinâmicas no processo de ensino-aprendizagem de Geografia nos alunos de Ensino Médio do Ciep 303 Ayrton Senna da Silva.GLEYCE ASSIS DA SILVA BARBOSA
90A Interdisciplinaridade na GeografiaANDREA DOS SANTOS PENHA
91A interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Paraná: Protagonista de Desenvolvimento Regional ou atendente de demanda produtiva?BELMIRO MARCOS BELONI
92A interiorização da Educação Profissional e Tecnológica no Paraná: Protagonista de Desenvolvimento Regional ou atendente de demanda produtiva?BELMIRO MARCOS BELONI
93A interpretação de mapas por deficientes visuais: O uso do sistema Mapavox como alternativa.DANIEL SÁ VIANA MELLO DA SILVA
94A leitura e compreensão de mapas como instrumento de estudos na Educação BásicaMÔNICA OLIVEIRA ALVES
95A Licenciatura Plena em Geografia no Instituto Federal do Pará: da Modalidade Presencial aos Desafios da Educação a DistânciaVANESSA NAZARETH DA COSTA
96A Licenciatura Plena em Geografia no Instituto Federal do Pará: da Modalidade Presencial aos Desafios da Educação a Distância.LIDIANE VIÉGAS GONÇALVES ALVES
97A LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO CULTURAL NO ENSINO DA GEOGRAFIAEVYLLAINE MATIAS VELOSO FERREIRA
98A LUTA POR MELHORIAS NA EDUCAÇÃOANANDA LEMOS FIGUEIREDO
99A MATA ATLÂNTICA COMO CONTEÚDO E O TRABALHO DE CAMPO COMO RECURSO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE ADULTOSALEXANDRA DE JESUS MEDINA SCHIAVO
100A metodologia no ensino de Geografia: possibilidades a partir de novas perspectivas tecnológicas.ESTEVÃO BARBOSA PINHO
101A MINI-ESTAÇÃO METEOROLÓGICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINAGEM PARA APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS CLIMÁTICOSMALU ÍTALA ARAÚJO SOUZA
102A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O MELHORAMENTO DO ENSINO/APRENDIZAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIAVIVIANE PAIVA DOS SANTOS
103A Necessidade da Educação Ambiental na Implantação da SustentabilidadeBALTASAR FERNANDES GARCIA FILHO
104A OCUPAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO TERRITORIAL DA ROCINHA A PARTIR DE UM VÍDEO PRODUZIDO POR DOIS ALUNOS DO CIEP 303 AYRTON SENNA DA SILVALUCAS LEPESTEUR GIOLITO
105A OFERTA E A DEMANDA DE CURSOS ENVOLVENDO O USO DAS TIC POR PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO NÚCLEO REGIONAL DE LONDRINA-PRMARCELO AUGUSTO ROCHA
106A PAISAGEM DO BAIRRO TABULEIRO DO MARTINS PARA O RECONHECIMENTO DO LUGAR– MACEIÓ/ALJACKSON LUIZ DE FRANÇA
107A percepção ambiental com ferramenta de conscientização da comunidade escolar do Sucuiú e seu entorno: por uma educação ambiental crítica e solidária – Salvador/BahiaMARIA EDUARDA TRAVASSOS COTTA
108A PERCEPÇÃO DE MEIO AMBIENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA: OLHARES E REFLEXÕES DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM MINAÇU – 2011JOYCE DE ALMEIDA BORGES
109A PERCEPÇÃO DO LUGAR PELO INDIVÍDUO SURDO CISLENE DIAS RODRIGUES
110A Percepção dos Estudantes de Geografia da UFMT - Campus Araguaia - sobre os povos indígenasMAGNO SILVESTRI
111A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA DA UFMT - CAMPUS ARAGUAIA – SOBRE OS POVOS INDÍGENASZENILDA LOPES RIBEIRO
112A PESQUISA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: AS VIVÊNCIAS NO CURSO DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI E NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL II NA CIDADE DO CRATO-CEANTÔNIA CARLOS DA SILVA
113A POLÍTICA DESENVOLVIMENTISTA E A CRIAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA NA FUNDAÇÃO NORTE MINEIRA DE ENSINO SUPERIOR EM MONTES CLAROS (MG): ESTUDOS PRELIMINARESDULCE PEREIRA DOS SANTOS
114A prática de pesquisa no estágio supervisionado em Geografia em busca da formação do professor pesquisadorFRANCISCO DE ASSIS DOS SANTOS
115A PRÁTICA DO DESENHO E A ANÁLISE DA CATEGORIA PAISAGEM COMO INSTRUMENTO PROVEDOR DA CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NO PROJETO MAIS EDUCAÇÃO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PBHOSANA VIEIRA DA SILVA
116A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA FORMAÇÃO DA CIDADANIANARCISA ANDRADE CHUMBINHO COSTA E SILVA
117A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO PÚBLICO ESTADUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E A TERRITORIALIZAÇÃO DO CAPITAL NA EDUCAÇÃO – UMA ANÁLISE A PARTIR DE OURINHOS.ADILSON TOLEDO BERNARDES
118A produção de Vídeos como ferramenta de dinamização do ensino-aprendizagem em GeografiaDANIEL LUCAS RIBEIRO PONTES
119A PRODUÇÃO DE VIDEOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS AULAS DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, UNEB/CAMPUS IV, JACOBINA – BAHIA MARCOS PAULO SOUZA NOVAIS
120A PRODUÇÃO E A DINÂMICA DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EVIDENCIADA NA PAISAGEM DO MUNICÍPIO DE CASTRO-PR: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE GEOGRAFIA.PRISCILA MACHADO CARDOSO
121A PROPOSTA DE ENSINO INCLUSIVO ATRAVÉS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIAKAMILLA LIMA SAMPAIO NASCIMENTO
122A QUALIDADE DA ÁGUA COMO PRETEXTO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FRANCISCO BELTRÃO – PRROSANA CRISTINA BIRAL LEME
123A QUESTÃO AMBIENTAL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO CADERNO DO PROFESSOR DO ESTADO DE SÃO PAULOPHILIPE ANDRADE FERREIRA
124A RELAÇÃO DE GRADUANDOS (a) DOS CURSOS DE GEOGRAFIA DAS UNIVERSIDADES UEPB- UFCG- UVA COM A INTERNET COMO FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICAJACKSON DE FIGUEIREDO RICARDO
125A relação ensino da Geografia Física e problemas socioambientais na Rocinha para alunos do CIEP Ayrton SennaRAFAEL ALTOE ALBANI
126A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOBRE O ESPAÇO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIAOZANA DA SILVA COSTA
127A RELEVÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE GEOGRAFIAMARÍLIA PEREIRA DA SILVA
128A REPRODUÇÃO DE IDEOLOGIAS NA ESCOLA BÁSICA: IMPRESSÕES NA GEOGRAFIAJULIANA CARVALHO RIBEIRO
129A Semana de Geografia da Universidade de São Paulo vivenciando a escola pública como possibilidade do não-apostilamentoFELIPE VINÍCIUS DOS SANTOS
130A SEMIOLOGIA GRÁFICA E A CARTOGRAFIA TÁTIL.CRISTIANO GIMENEZ
131A TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA SÃO LUIZ EM CÁCERES/MTANA MARIA FERREIRA
132A temática “solo e meio ambiente” transformada em atividades práticas e reflexivas para alunos da escola básica. Como extrapolar de forma criativa e crítica o conteúdo proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e Livros Didáticos para o aprendizado de solos?CAMILA CAROLINA DE JESUS PENA
133A TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTALGABRIELA GERON
134A troca de experiências entre professores de Geografia e estudantes de licenciatura através do Projeto PIBID/CAPES e a contribuição no processo ensino-aprendizagem no município de Itaboraí/RJCLARA MARCELLE DIAS DE LELES ALBUQUERQUE
135A ULTILIZAÇÃO DE TERTÚLIA NA APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO COM O LIVRO “A VOLTA AO MUNDO EM 80 DIAS”MATEUS AFONSO RAMOS
136A utilização de jogos didáticos no ensino de Geociências: relato de experiências com o Jogo “Ciclo dias Rochas”DAYANE SOARES RUAS
137A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O JOGO SIMCITY NO APRENDIZADO DE GEOGRAFIA URBANACAMILA STRAPASSON DOS SANTOS
138A utilização de representações espaciais no material didático utilizado pelo ensino público no estado de São Paulo – tabelas, gráficos, mapas e mapas em anamorfoseBRUNO ZUCHERATO
139A utilização do teatro como instrumento de conhecimento geográfico ANA LUZIA SOARES MOREIRA
140A valorização de identidades territoriais no ensino de Geografia: um estudo de caso em Jurujuba, Niterói.AMANDA BARRETO MELLO
141A “OFICINA DA CIÊNCIA DA TERRA” COMO INSTRUMENTO EDUCATIVO PARA A COMPREENSÃO DA GÊNESE, EVOLUÇÃO E IMPORTÂNCIAS DO SOLO.HOGANA SIBILLA SOARES PÓVOAS
142ABORDAGEM CLIMATOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMSULIVAN PEREIRA DANTAS
143ABORDAGEM DOS IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS NA NASCENTE DO RIBEIRÃO ARRUDAS PARA CONSTRUÇÃO DE RECURSO DIDÁTICODENÍLSON MARTINS SABINO DRUMMOND
144Abordagem geográfica na formação de professores polivalentes: o componente curricular Geografia na licenciatura em Pedagogia.JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA
145Abordagens sobre o uso do livro didático de Geografia no Ensino BásicoSÉRGIO KAORU NAKASHIMA
146ABORDANDO AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIAFERNANDA FLORES SILVA DOS SANTOS
147Ação Coletiva e Trabalho Docente. O Ensino de Geografia como projeto de resistência.PILAR DOS SANTOS MORAES
148Acervo digital da cultura ucraniana: um projeto de cidadania, educação e culturaCECILIA HAURESKO
149AGRONEGÓCIO DO EUCALIPTO E EDUCAÇÃO DO CAMPO: PROJETOS EDUCACIONAIS EM DISPUTA EM TRÊS LAGOAS (MS)MARIANA SANTOS LEMES
150ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E INCLUSÃO ESCOLAR: resultados de exercícios envolvendo aluno surdo e aluno ouvinte, na rede de ensino regular.ADRIANO PEREIRA DOS SANTOS
151Alfabetização Cartográfica no 5º ano do Ensino FundamentalNATHÁLIA DE OLIVEIRA SOUSA
152ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, NAS SÉRIES INICIAIS. O PAPEL DA GEOGRAFIA ENQUANTO DISCIPLINARODRIGO SARAIVA DA SILVA
153Alinhavando uma Consciência Geográfica no Ensino de GeografiaKINSEY PINTO
154ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN: UMA ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA POSSÍVEL SOLIMAR CARNAVALLI ROCHA
155AMIGOS DO MEIO AMBIENTE: DIÁLOGOS, FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BAIRRO DIVINÉIA, SÃO LUIS-MACAROLINE SILVA DA CUNHA
156Analisando a prática pedagógica de professores de Geografia no ensino aos alunos cegos ou com baixa visãoMEIRE LÚCIA CONCEIÇÃO SANTOS
157Analisando o esquema tático: o futebol no ensino de GeografiaFLÁVIO LOPES HOLGADO
158ANÁLISE COMPARATIVA DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E CULTURAIS DOS BAIRROS RURAIS CANTA GALO E BARRO BRANCO - AREADO/VANDERLÉIA CORREA LOURENÇO
159ANÁLISE DA ESTRUTURA CURRICULAR E FORMAÇÃO DOCENTE DO CURSO DE GEOGRAFIA DA FUNDAÇÃO NORTE MINEIRA DE ENSINO SUPERIOR-FUNM EM MONTES CLAROS (1964-1971)PRISCILA RODRIGUES DURÃES
160Análise das concepções de ensino-aprendizagem em geografia nas atuais propostas curriculares para a educação básica de São Paulo e do Paraná.Carina Eberhardt
161ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA PUBLICADOS NO PERIODO DE 1870 A 1920JÉSSICA GONÇALO DE SOUSA
162ANALISE DE UMA COLEÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIADIEGO ANDREWS HAYDEN GONÇALVES
163ANÁLISE DO CONTEÚDO FCPA DE GEOMORFOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 5º E 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDEIZE ELAINE NERVIS
164ANÁLISE DO ESPAÇO DO HOMEM/RIO E DO RIO/HOMEM NA TRÍADE DA ÁGUA DE JOÃO CABRAL DE MELO NETOJOSÉ ELIAS PINHEIRO NETO
165ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DAS IMAGENS DE SATÉLITEMAURÍLIO QUEIRÓS NEPOMUCENO
166ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE DA GEOGRAFIA ESCOLAR: A TENTATIVA DE COMPREENDÊ-LA PARA TRANSFORMÁ-LAÁDAMO PIRES MA”FEI
167Análise epistemológica dos conceitos geográficos utilizados na configuração da Educação do CampoGLAUCIA BASTOS DO AMARAL
168APRENDENDO A LER O MUNDO: A GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃOBÁRBARA PEREIRA PEDROSO
169Aprender sem dar aula - uma proposta metodológicaROSANA MENDES
170Aprendizagem de escala cartográfica através da estratégia dos organizadores prévios comparativosUMBELINO OLIVEIRA DE ANDRADE
171APRENDIZAGEM DE JOVENS E ADULTOS NO ÂMBITO DO PROJETO "DA LEITURA DA PALAVRA À LEITURA DO MUNDO"LAÍS ARIANE MARTINS BARBOSA CORREIA
172Aprendizagem Mediada e o Ensino de GeografiaO trabalho apresenta uma experiência desenvolvida em sala de aula com alunos do nono ano que realizou uma releitura, na prática, da chamada “pesquisa escolar”. O texto, provavelmente, suscitara um debate interessante sobre os procedimentos didáticos na formação geográfica básica. Sugerem-se, para a apresentação no evento, que sejam destacados os detalhes de cada um dos momentos do processo pedagógico. LUCAS AMARAL COSTA
173Aproximação do conteúdo geográfico através do cotidiano do alunoCHAYENNE DE ANDRADE GONÇALVES
174AS CONTRIBUIÇÕES DE SEBASTIÃO SALGADO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIADEISIHANY ARMELIN SANTANA
175AS GEOTECNOLOGIAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIAMARIA DE LOURDES CARVALHO NETA
176As imagens como mediadoras para o ensino-aprendizagem na GeografiaDEIDY FERNANDA DE OLIVEIRA NASCIMENTO
177AS METAMORFOSES NO MUNDO DO TRABALHO DOCENTE NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS: O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLAJULIANA DE JESUS SANTOS
178As pesquisas de futuros professores de Geografia: um exercício de prática reflexivaCRISTINA SOUZA SILVA
179AS PRÁTICAS EDUCACIONAIS E O USO DO LIVRO DIDÁTICO NAS TURMAS DE 5ª SÉRIE (6º ANO) EM UMA ESCOLA DE VIGIA DE NAZARÉ(PA)GLENDA MENDES
180As relações de ensino e de aprendizagens de uma educadora popular no contexto do ensino de geografia com pescadores da Ilha da Torotama.NATALI SANTOS MOURA
181As relações de poder no cotidiano escolar influenciando no currículo praticado e na aplicação da lei 10.639 no ensino de geografia.AMÃNA ANDRÉA TEIXEIRA VIEIRA
182AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: Na visão dos alunos do ensino fundamentalCristiane Santos da Cruz
183ATLAS ESCOLAR DE SACRAMENTO/MG: A IMPORTÂNCIA DO ATLAS ESCOLAR NO ENSINO E APRENDIZAGEMDÉBORA DA SILVA PEREIRA
184Atlas escolar de Sumaré - SP. "Práticas Docentes e Afetividade: Caminhos possíveis".ALEXANDER DA SILVA LIMA
185AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DE GEOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOJEAN LUCAS VINHAS MEDEIROS
186Avaliação do ensino superior e formação em Geografia: reflexões a partir do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) NICELENE ALVES DOS SANTOS
187AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO PERFIL SOCIAL E ECONÔMICO DO ALUNO INGRESSANTE NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UNIOESTE/CAMPUS DE M.C.RONDONEDSON DOS SANTOS DIAS
188BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IMBOASSU – MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO (RJ): FOCO NA ANÁLISE AMBIENTAL VOLTADA À EDUCAÇÃO AMBIENTALHUMBERTO CAMELO DE FREITAS
189Cadernos de Geografia: Uma proposta metodológica para o ensino dos domínios morfoclimáticosDANIEL LUIZ POIO ROBERTI
190cartografia a partir do meu treino de kickboxingIURE SANTOS DE SOUZA
191Cartografia Multimídia nas aulas de Geografia: contribuições teóricasIOMARA BARROS DE SOUSA
192Cartografia Temática e UERJ-FFP: Os mapas de fluxos dos alunos do curso de GeografiaCAROLINE GOMES RODRIGUES
193CARTOGRAFIAS VIVIDAS E AS LEITURAS DE MUNDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSADRIO ESPINDOLA MOCELIN
194CARTOGRAFIAS VIVIDAS E AS LEITURAS DE MUNDO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSADRIO ESPINDOLA MOCELIN
195CENPEA – Atividades de Educação Ambiental e Social – Projeto de Extensão - Ano de 2011VINICIUS QUEIROZ FREITAS
196Ciências Humanas e ENEM: contribuições da Educação a Distância na atualização profissional dos docentesRAPHAELA ANDRADE PEREIRA
197Climatologia vai à escolaBEATRIZ SIQUEIRA
198COMO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA AVALIAM A INCLUSÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIAADRIANY DE ÁVILA MELO SAMPAIO
199COMPARTILHANDO ÀS EXPERIÊNCIAS ADIQUIRIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONANDO NO ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO ESTADUAL RUI BARBSOA NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA (TO)THAYSSLLORRANNY BATISTA REINALDO
200CONCORDANDO COM O PRECONCEITO RELAÇÕES ENTRE ESPAÇO ESCOLAR E HOMOFOBIA A PARTIR DA PEQUENA CIDADE NO BRASILWILLIAM HANKE
201CONHECENDO O AMBIENTE ESCOLAR E A GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ABORDAGEM LOCAL NO PIBIDANTONIA JUSSARA DE MORAIS
202Considerações sobre a obra Methodogia do ensino Geographico de Delgado de CarvalhoJOSEANE ABILIO DE SOUSA FERREIRA
203CONSIDERAÇÕES SOBRE MOBILIZAÇÕES SÓCIO-AMBIENTAIS E RELATO DE EXPERIÊNCIADANIELA LEMOS FERREIRA
204Contação de Historia GUILHERME WUTKE CÂNDIDO
205Contando Mitos uma experiência de divulgação cientifica do Museu de Astronomia e Ciências Afins.GUILHERME DA SILVA SOUZA PIRES
206Conteúdos de Natureza e Sociedade nos livros didáticos de Geografia: o que se ensina nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?SILVIA APARECIDA DE SOUSA FERNANDES
207CONTRIBUIÇÕES DA GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSCAMILA APARECIDA SOUZA SANTOS
208Contribuições do PIBID para os alunos do Ensino Médio: trabalhando Geografia a partir do ENEMANA GLÁUCIA SECCATTO
209CRIAÇÃO DE PORTFÓLIO VIRTUAL NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTUDO SOBRE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO NO BRASILOTONIEL FERNANDES DA SILVA JÚNIOR
210CRIATIVIDADE EM GEOGRAFIA - CAPTURANDO A ESCOLA EM POLIFONIA ESCOLAR. EMERSON RIBEIRO
211CRISE DO ENSINO SUPERIOR DE GEOGRAFIA EM PERNAMBUCO: QUESTÃO METODOLÓGICA OU DE OPORTUNIDADE?JOSÉ ELENO DA SILVA
212CULTURA: ELEMENTO CONSTITUINTE DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO.NIKAELY GOMES LOIOLA ALVES
213DAS METODOLOGIAS DO LOCAL À APRENDIZAGEM DO GLOBAL: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA NA 7ª SÉRIE (OITAVO ANO) NA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIGIA DE NAZARÉ – PAJOSÉ EDINILSON DA SILVA SANTOS
214Desafios de Educação Patrimonial no estudo da ambiência da Escola de Ensino Médio Antônio Martins Filho, Maracanaú-CEÍTALO RENAN FERREIRA GIRÃO
215DESAFIOS GEOGRÁFICOS NA FORMAÇÃO PATRIMONIAL: O ENSINO-APRENDIZAGEM DO GEOPARK ARARIPEFRANCISCO JOHN LENNON ALVES PAIXÃO LIMA
216DESENHOS ANIMADOS: UMA FERRAMENTA DE AUXILIO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTALCARMEN CÁSSIA VELLOSO E SILVA
217DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIAYUME KIKUDA SILVEIRA
218Desmotivação do educando para com a educação escolar: fatores que desmotivam os estudantes no processo ensino e aprendizagemJUVENAL LIMA DOS SANTOS JÚNIOR
219DIAGNÓSTICO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO BÁSICO DE GEOGRAFIABRUNO CALZAVARA FLORES
220Diálogos sobre a Expansão dos Cursos de Licenciatura em Geografia a DistânciaMARCIO DA COSTA BERBAT
221DINÂMICA DA ÁGUA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO NÍVEL FUNDAMENTALRONALD EUGENIO MANZ
222DISCUTINDO EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM OS IDOSOS: UNIVERSIDADE DO ENVELHECIMENTO EM ARAGUAÍNA (UNIENVA) – CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINSMARCELO VENÂNCIO
223DISPONDO O FUTURO PROFESSOR PARA TRABALHAR COM A CEGUEIRA E A BAIXA VISÃO.MÁRCIA CAROLINA SILVA
224DOCUMENTÁRIO E JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTAS PARA UM ENSINO INOVADOR EM GEOGRAFIAJOSÉ NATAN GONÇALVES DA SILVA
225É possível atingir as metas do governo até 2020, com as verbas aplicadas a educação? Estudo de caso de uma escola municipal e uma escola estadual da cidade de Contagem – MGANDREIA FERREIRA DE SOUZA
226EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A INTERDISCIPLINARIDADE EM GEOGRAFIA NO ENSINO BÁSICO: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOSLILIAM CAROLINI DA SILVA
227Educação ambiental e ensino de geografia: reflexões sobre o sistema educacional do município de Queimados - RJ.PALOMA COSTA DA SILVA
228EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEOGRAFIA: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA FCT/UNESP – Presidente Prudente – São PauloGUSTAVO ANTONIO VALENTIM
229EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E SUPLETIVO TERLÓPEDES CRUZ: UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS RESÍDUOS SÓLIDOS NA CIDADE DE TACIMA – PBANA CARLA DE SOUSA MELO
230Educação Ambiental no âmbito do Reservatório da Usina Hidroelétrica de TucuruíBRUNO ROBERTO GONÇALVES LIMA
231EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTUDO DO PARQUE MUNICIPAL MILTON PRATES ENQUANTO PROPOSTA DE CAMPO PARA O ENSINO BÁSICO NA CIDADE DE MONTES CLAROS/MG CARLOS ALBERTO MALVEIRA DINIZ
232EDUCAÇÃO AMBIENTAL: MESMO LUGAR, DIFERENTES AUTONOMIASCIBELE MARTO DE OLIVEIRA
233EDUCAÇÃO COMO FORMA DE RESSOCIALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE CUIABÁBRUNA OBADOWSKI BRUNO
234EDUCAÇÃO DO CAMPO E A QUESTÃO AGRÁRIA: DIREITOS E ESPAÇOS EM DISPUTAMÁRCIO ADRIANO DE AZEVEDO
235Educação do Campo em perspectiva: uma experiência na Escola Família Agrícola Dom Fragoso em Independência CearáMARIA PATRÍCIA MOURA DE LIMA
236Educação do Campo: reflexões e perspectivas a partir de uma análise da Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo MachadoEDUARDO PASTORIO
237EDUCAÇÃO E GEOGRAFIA EM ÉLISÉE RECLUS: PRESENÇA E AUSÊNCIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS DE GEOGRAFIA DO PARANÁROBERTO CARLOS RECH
238Educação eEducação e Meio Ambiente: Reflexões introdutórias para a formulação de uma política educacional libertáriaRAONI BORGES
239EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: EM BUSCA DA LIBERDADE, AUTONOMIA E EMANCIPAÇÃO.MAÍRA SILVA DE ARAÚJO
240Educação Geográfica vem de berço: Noções e Representações da ciência nos anos iniciais do ensino fundamentalADRIANA DAVID FERREIRA GUSMAO
241EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: PRÁXIS DA FORMAÇÃO DO ENSINO MÉDIO MODALIDADE NORMAL NO ESTADO DA PARAÍBAJONATHAS EDUARDO DOMINGOS MORAIS
242EDUCAÇÃO INFANTIL E O DESENVOLVIMENTO DE NOÇÕES BÁSICAS EM GEOGRAFIANATÁLIA DE FÁTIMA SÁ
243EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA E A GEOGRAFIA DE DE RECLUS E KROPOTKINURUBATAN NERY DE CASTRO
244EDUCAÇÃO NÃO LIBERTADORA: O ENSINO TÉCNICO E A SUBMISSÃO NA REPRODUÇÃO DO CAPITAL NO CEARÁFRANCISCO ANTONIO CARNEIRO DA SILVA
245EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA FORMALIDADE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTAGIO NÃO FORMAL EM GEOGRAFIA ANA MARGARETE GOMES DA SILVA
246EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO MODO DE INCLUSÃO SOCIALPAULA CABRAL DE LIMA
247Educação patrimonial e pesquisa arqueológica – Apropriação do território e identidade culturalOLÍVIA RICCI
248Educação patrimonial no Mucuripe (Fortaleza-CE): Cartilha dos saberes coletivosLUCAS BEZERRA GONDIM
249EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, TERRITÓRIO E IDENTIDADE: A TRAJETÓRIA DO MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHOANA CAROLINA RIOS GOMES
250Educação patrimonial: Um olhar na gestão dos documentos arquivísticos da Cúria Diocesana de Porto Nacional - TONúbia Nogueira do Nascimento
251Educação popular, Autogestão e economia Solidária como ferramentas para a construção de uma nova cultura do trabalhoMARIANNA DE AMORIM AZEREDO
252EDUCAÇÃO, CULTURA E CURRÍCULO NA COMUNIDADE DOS ÍNDIOS PITAGUARY EM PACATUBA – CE.ICLA TÂMARA ALVES CARNEIRTO
253Educação: pela necessidade de novas práticas para uma formação integralHECTOR COELHO BATISTA
254Élisée Reclus e sua influência na Escola Moderna de Francesc Ferrer: estudos de meio como práticas libertáriasFERNANDO ZANARDO
255em busca de uma epistemologia da geografia escolar: a transposição didáticaMARCELO FARIA
256Ensinando a morphologia do terreno: o ensino pratico do relevo na legislação paulista (1835-2010)ALCIONE LUIS PEREIRA CARVALHO
257Ensinando Geografia através da paisagemJOANA RODRIGUES
258ENSINAR GEOGRAFIA E O VÍDEO NA SALA DE AULAALDEANE DE JESUS GUEDES
259Ensino de Geografia e diversidade cultural: uma análise a partir dos paraguaios em Dourados (MS)MÁRCIO MARQUES ROSA
260ENSINO DE GEOGRAFIA E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICAFELIPE RAMOS
261ENSINO DE GEOGRAFIA E PRÁTICAS SOCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM DA QUESTÃO AMBIENTALCARLOS EDUARDO PONTES GALVÃO FILHO
262ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS DO CAMPO E DA CIDADETEREZINHA TOMAZ DE OLIVEIRA
263Ensino de Geografia em Pré-Universitário Popular: Uma Estratégia Didática a partir do Habitual ANDRÉ LUIZ LEITE CHAGAS
264ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ MARIANO BENTO COMUNIDADE DE BAIXIUS – QUILOMBO DE VÃO GRANDE - BARRA DO BUGRES – MTODAIR ALVES NASCIMENTO
265ENSINO DE GEOGRAFIA PELA LITERATURA: ESPAÇO LITERÁRIO E ESPAÇO GEOGRÁFICOGISELE N SUPERTI
266Ensino de Geografia, Relação Comunidade-Escola e Sensoriamento Remoto: uma proposta a partir da região do Catete - MG ANGELICA CRISTINA RIBEIRO
267Ensino de valores através da Geografia e Educação ambiental em contexto de uma escola conteudistaANA LUISA PEREIRA MARÇAL RIBEIRO
268Ensino público e sua qualidade no leste da baia de Guanabara no Rio de JaneiroOTAVIO NASCIMENTO GIL COUTINHO
269ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO: uma análise das vagas ocupadas a partir do Curso de Geografia da Universidade Estadual do MaranhãoDANILLO JOSÉ SALAZAR SERRA
270Ensino-aprendizado de Geologia e Solos no Ensino Médio: diagnóstico antes e após intervenção do PET – Solos. Estudo de caso no Colégio Estadual Moysés Bohana – Ilhéus/BA.RUTIERIO ODORICO DOS SANTOS
271ENSINO/APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA GEOGRÁFICAKATIANE DA SILVA SANTOS
272Entre a formação e a utilização de conceitos em Geografia em sala de aula: estudo de caso em escolas do Ensino Médio do município de Marechal Cândido Rondon.MARCELO BARBOSA PINTO
273Era uma vez na globalização: Discursos sobre a globalização nos livros didáticos de GeografiaRODRIGO BORBA DA ROSA
274ESCALA GEOGRÁFICA: UM CALEIDOSCÓPIO CONCEITUAL PARA A FORMAÇÃO DO RACIOCÍNIO ESPACIALVITÓRIA BRITO DA SILVA
275Escolhas, razões e expectativas iniciais de professores de Geografia na educação superior com o exercício profissional da docência.RENATA RIBEIRO DA SILVA RAMOS
276ESPAÇO URBANO E A RELAÇÃO CIDADE CAMPO: ELEMENTOS DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICAJULIANA DOS SANTOS SILVA
277ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA ESCOLA A PARTIR DO ESTUDO DO MEIOANTÔNIA ADNNA GUEDES DA SILVA
278ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL SILKY POLYANE PEREIRA DA SILVA GONÇALVES
279ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL SILKY POLYANE PEREIRA DA SILVA GONÇALVES
280ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA: FORMAÇÃO INICIAL E PRÁTICA DOCENTEPAULA GOSSON DINIZ ALBUQUERQUE
281ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: A RELEVÂNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR (A) DE GEOGRAFIAALLINE DIAS FARIAS
282Estratégias de ensino na educação geográfica: o livro didático e as novas tecnologias da comunicação-informação JOÃO PAULO DE OLIVEIRA
283ESTUDO O RIO AMAZONAS ATRAVÉS DE TEXTOS DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIOLARA PEREIRA BATISTA
284EVASÃO ESCOLAR EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA A PARTIR DA VIVÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIROEVERTON PEREIRA DA SILVA
285EXPERIÊNCIA COM SALAS AMBIENTES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA E.M.E.F. FRANÇA PINTO ROSILENE MENDONÇA DUTRA
286EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO INICIAL EM RIO CLARO-SP: PESQUISA, ENSINO E GESTÃO ESCOLAR (2011 – 2012)VICTÓRIA FERRAZ DIAS
287EXPERIÊNCIAS DE ENSINO E LINGUAGEM: CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY AO ENSINO DE GEOGRAFIAVALGLER NIERI DOS SANTOS
288EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA EM MARECHAL CÂNDIDO RONDON –PR. (UNIOESTE/PIBID/CAPES)BEATRIZ KOEFENDER
289Experiências e práticas em Escolas de Ensino Médio com a atuação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência.MAIARA COLARES BEZERRA
290EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. TUANNY SILVA MARTINS
291EXPERIMENTANDO O GEOSABERIURI CAMPOS DE SOUZA
292FABRICAÇÃO DE JORNAL NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA JOSEPHA CUBAS DA SILVA – OURINHOS/ SP. LARISSA GÂNDARA SIMÃO
293FEIRA DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR, OS DESAFIOS DO SEU USO NO ENSINO BÁSICO DA ESCOLA TEMÍSTOCLES DE ARAÚJOJOÃO PAULO PAIVA COSTA
294Fluxo de Conteúdos: A disciplina de Geografia e diversas possibilidades de Inter-relações ao longo do Ensino MédioADALBERTO SCORTEGAGNA
295FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA - CEFAPRO - PÓLO DE TANGARÁ DA SERRA – MTODAIR ANTONIO DA SILVA
296Formação continuada de professores de geografia e sua relação com educação do campo em áreas de assentamentos rurais no município de Uberlândia-MGHEITOR NASCIMENTO MENDES
297Formação continuada de professores: relato de experiência das ações no âmbito da educação ambientalMARQUIANA DE FREITAS VILAS BOAS GOMES
298FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO NO PÓLO DE PRIMAVERA DO LESTE-MTSERLENE ANA DE CARLI
299Formação de Professores Inclusivos: O Que Propõem os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Pará – Campus Belém?MATHEUS FURTADO DE OLIVEIRA
300FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS PIBID E PRODOCÊNCIA NO ENSINO DE GEOGRAFIAANA ROCHA DOS SANTOS
301FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICA NA CIDADE DE POÇÕES-BA.STELA DE JESUS
302Fronteira e interculturalidade: as contribuições do Programa Escolas Bilíngues de Fronteira (PEBF) para o ensino de GeografiaBRUNO MENDES DA SILVA
303Geo-grafias das relações raciais: elementos afrodescendentes no cotidiano escolarDAYANNE CREMONEZ AMÂNCIO
304Geocartografia nas séries iniciaisISIS CASTRO FORTUNATO PIRES
305GEOGRAFAR, ALFABETIZAR COM FANTOCHES, É SÓ COMEÇAR!KAREN ROBERTA SOARES DA SILVA
306GEOGRAFIA E ARTE: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA ENSINAR A PAISAGEM A PARTIR DE IMAGENS PICTÓRICASELIS MODENA
307GEOGRAFIA E CIDADANIA: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO MESTRE JÚLIO SARMENTO, MUNICIPIO DE SOUSA-PB.MICAELLE AMANCIO DA SILVA
308Geografia e ensino no Brasil: Pequena crítica históricaLEONARDO JÚNIO SILVÉRIO DE SOUSA
309Geografia e Ensino: A percepção dos alunos do ensino médio sobre o ensino de Geografia. SABRINA GUIMARÃES REIS
310GEOGRAFIA E IDEOLOGIA: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ.BRENO RÉGIS INÁCIO COSTA
311Geografia e PCN: o que a geografia deveria ser? MÁRIO HÉLIO NUNES DOS SANTOS FILHO
312GEOGRAFIA E POESIA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA AGRÁRIA BRASILEIRA – ENTRE A EMOÇÃO E A TRANSDISCIPLINARIDADELEONARDO LAHM PALOMBINI
313Geografia em Movimento: a experiência da turma Milton SantosJOSÉ JONAS BORGES DA SILVA
314GEOGRAFIA ESCOLAR COM CRIANÇAS: OS MAPAS VIVENCIAIS DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/UFJFBRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA
315Geografia escolar e prática de ensino: uma análise do tempo e dos espaços escolares no contexto da sociedade da informaçãoMARIA EDIVANI SILVA BARBOSA
316Geografia Escolar e Prática sócio-espacial: para além do uso do Livro DidáticoALLAN HAU DA SILVEIRA
317Geografia Escolar: entre poderes e açõesMARIA DAS DÔRES FLORENCIO DE ARAUJO SILVA
318Geografia, cultura e dinâmica urbanaMARIA OLIVIA NUNES DOS SANTOS DOPICO
319GEOGRAFIA: DESAFIOS DO MAGISTÉRIO FRENTE À COMUNIDADE SURDAFABRÍCIO DENER DE MELO
320GEOGRAFIA: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE FORTALEZA/CE.DÉBORA MARQUES DA SILVA
321GEOGRAFIAS DE PONTE ALTA PERCURSOS METODOLÓGICOS PARA PESQUISA E ENSINO DE UM BAIRRO RURAL EM UBERABA-MGKARINE DE FREITAS AMARAL
322GEOGRAFIAS ESPECIAIS: POSSIBILIDADES DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES TDAHANGÉLICA CRISTINA OLIVEIRA DE FARIA
323Geotecnologias no ensino de Geografia: instrumento ou instrumental?SOPHIA DAMIANO RÔVERE
324Geotwitter: uma estratégia para o contexto das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) no desafio de ensinar geografiaWILSON GALVÃO
325Grupos na rede social Facebook: Representações e pertencimentos identitários regionais do RS ÉLIDA PASINI TONETTO
326HORTA NA ESCOLA E ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZADO INTERDISCIPLINARFÁBIO JOSÉ KLAFKE
327Identidade Juvenil: Desafio para a Escola PúblicaMARILDA SENNA ALVAREZ
328IDEOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: um estudo das políticas públicas educacionais do regime militar ao governo atual.JUDSON LIMA BERNARDINO
329IGREJA: APARELHO IDEOLÓGICO DO ESTADO INSERIDO NA EDUCAÇÃO.RHAFAEL DA COSTA BORGES
330IMAGENS DAS CIDADES NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA – OLHARES DOS ALUNOSROMISE INEZ DE LIMA
331IMAGENS DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UM MEIO PARA ENTENDER O ESPAÇO GEOGRÁFICORENATA MARIA DE ALMEIDA
332IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE, PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBIDELAINE APARECIDA RAMOS
333Instituição Escolar: Marcas e Trilhas Neoliberais nas Práticas e Normas Atuais.JÚLIO CÉSAR ALCIDES FILHO
334INTEGRAÇÃO DO ALUNO “BRASIGUAIO”: novas possibilidades, novos limites para o aluno em movimento na Tríplice Fronteira BR, PY E ARMARGARETE FRASSON
335INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID – GEOGRAFIA PARA O ENSINO BÁSICO E PARA FORMAÇÃO DO DOCENTEAUDIVAN RIBEIRO GARCÊS JÚNIOR
336INTERDISCIPLINARIEDADE NO ENSINO MÉDIO: GEOCIÊNCIAS E A HISTÓRIA DO LUGARMARLON EIJ MARCHETTI
337INTERPRETANDO LETRA DE MÚSICA COMO INOVAÇÃO EM AULAS DE GEOGRAFIAROMANA DE FÁTIMA CORDEIRO LEITE
338INTERVENÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA (PIBID): O LÚDICO COMO UM CAMINHO METODOLÓGICO PARA O INCENTIVO DISCENTEPEDRO HENRIQUE MAIA DE CARVALHO
339Leitura das condições precárias das escolas publicas a partir de elementos históricos de sua institucionalizaçãoJÉSSICA CAROLINA DE SOUZA MARTINS
340Leitura: uma pratica no ensino de GeografiaNOEMI MULLER IVEN DA SILVA
341Leituras e escritas do mundo e das palavras: uma experiência geográfica com crianças do Bairro Nazaré / Belo HorizonteDANIELLE GREGOLE COLUCCI
342LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE PROBLEMAS QUE AFETAM ALUNOS COM BAIXO DESEMPENHO ESCOLARRAFAEL FERNANDO GONTIJO SILVA
343MAPEAMENTO DO USO DA TERRA NA BACIA HIDROGÁFICA DO RIO MANDAGUARI/SPTHAIS MICHELE ROSAN
344MAPEAMENTO PARTICIPATIVO E EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICAJOSIANE MANCHUR
345Mapeamento Socioambiental do percurso do Arroio do Engenho- Guarapuava ParanáREGINALDO DE LIMA CORREIA
346MAQUETE GEOMORFOLÓGICA: ESTRATÉGIAS E POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DA GEOGRAFIAJOÃO AUGUSTO COSTA JÚNIOR
347Maquetes: conceitos e praticas na elaboração de produtos didáticosMAURICIO CAETANO DOS SANTOS
348MEANDROS POLÍTICOS DO COMPLEXO DO RIO MADEIRA: ENSAIO SOBRE AS MÚLTIPLAS FACETAS DA INTEGRAÇÃO TRANSNACIONAL COMO APORTE PARA PENSARMOS AS NOVAS TERRITORIALIDADES DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRAFREDERICO DUARTE IRIAS
349Mediação pedagógica no ensino de Geografia: novas tecnologias e pesquisa em sala de aulaMILTON CESAR XAVIER
350MEMÓRIAS DA ESCOLA, NARRATIVAS DOCENTES E APRENDIZAGENS CARTOGRÁFICASJUSSARA FRAGA PORTUGAL
351Metodologias de ensino atreladas à prática de campo: uma proposta pedagógica de sucesso envolvendo a UFF e a educação básicaCAROLINNE LUISE SOARES DE MACEDO
352METODOLOGIAS DE GEOGRAFIA PARA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: auxiliando o futuro professor para trabalhar com a surdezSARAH KENNEDY DURÃES
353METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA NA ESCOLA DR. JOSÉ RODRIGUES FONTES EM CÁCERES/MT: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagemPOLIANA SEVERINO XAVIER
354Mídia e Representações Sociais: a (re)elaboração de conceitos pelos professores de Geografia no caso de enchentes noticiadas nos meios de comunicaçãoDANNY JESSÉ FALKEMBACH NASCIMENTO
355MÍDIA-EDUCAÇÃO: A INSERÇÃO DE FILMES DE FICÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIAGABRIEL VIDAL SIMOIS POZZA
356Movimento Negro e Cotidiano Escolar: a disputa do/pelo currículo como prerrogativa para construir uma educação anti-racista.RONALD COUTINHO SANTOS
357MST, Ideologia e EducaçãoMARIA JOSÉ CASTELANO
358MUNICÍPIO DE MATINHAS E ADJACÊNCIAS – PB: UMA ATIVIDADE DE ENSINO E PESQUISAJOSEPH DA SILVA PEREIRA
359Música Punk no Ensino de Geografia: Uma PossibilidadeLILIAN WILMA FERRAREZ CÂNDIDO
360Narrativas sobre ensino de Geografia: o peso da Cultura escolarTHIAGO TAVARES DE SOUZA
361Novas tecnologias no ensino de geografia: desafios e perspectivasVANESSA TELLES
362O (DES)VELAMENTO DO BAIRRO GOIABEIRAS A PARTIR DO ESPAÇO ESCOLAR: uma abordagem do ensino de Geografia.LEONARDO MATIAZZI CORRÊA
363O (NOVO) CURRÍCULO DE GEOGRAFIA DE NITERÓI/RJ PARA A (VELHA) CIDADANIAJOSILENE FERREIRA DE FARIAS
364O (re)formar licenciados em Geografia: pensar para atuarVERA LÚCIA DOS SANTOS PLACIDO
365O aquecimento global e os livros didáticos de GeografiaAIRTON LEITZKE
366O BAIRRO JACINTINHO: PROPOSIÇÕES DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA PARA 3º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.JANDERSON DE BARROS NUNES
367O Brasil que os alunos (não) vêemJOÃO MENDES DA ROCHA NETO
368O capital cultural a educação e a família: um dos fatores de hierarquização social.ALINE ARAÚJO RIBEIRO
369O CEDIPE-GEO e a Divulgação da Produção Acadêmica sobre Ensino de Geografia no Século XXILEONARDO BELIENE FELIX
370O CENTRO DE FORTALEZA - CE COMO UM CONTEÚDO NAS AULAS DE GEOGRAFIAVLÁDIA DA SIVA
371O CERRADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO EM ARAGUAÍNA (TO) E OS PRINCIPAIS LIVROS DIDÁTICOS UTILIZADOSFERNANDO DA SILVA CARDOSO
372O conceito de classes sociais na Geografia que se ensina através dos Livros DidáticosPAULO HENRIQUE OLIVEIRA PORTO DE AMORIM
373O conceito de fronteira no ensino de Geografia: reflexões a partir das práticas docentes em Ponta Porã (MS) MICHELE LILIANE PEREIRA
374O CONCEITO DE LUGAR E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: O CASO DO PROJETO “ESCOLAS DO AMANHÔ NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO/RJISAAC GABRIEL GAYER FIALHO DA ROSA
375O CONHECIMENTO DO ESPAÇO ESCOLAR A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIAEMANUELTON ANTONY NOBERTO DE QUEIROZ
376O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO, A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE COMCEITOS NAS ESCOLAS BÁSICAS DE SÃO JOÃO DEL-REI-MGANNA CRISTINA CORRÊA SILVEIRA
377O COTIDIANO ESCOLAR E O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PILÕEZINHOS-PB: ELEMENTOS PARA DISCUSSÃOMARIA JOSÉ SOUSA DA SILVA
378O DESPORTO “TRILHA DE ORIENTAÇÃO” E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIAHEITOR S. SABOTA
379O diálogo entre a teoria e a prática docentes no ensino de Geografia: estudo de Climatologia no Segundo Ciclo do Ensino Fundamental no Estado de São PauloIVAN ZANETTI MOTA
380O ENSINO DA GEOGRAFIA E O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICOMAYARA CRISTINA PEREIRA MARIANO
381O ENSINO DA GEOGRAFIA E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS SÉRIES DE 5º AO 9º ANO DA ESCOLA RONALD DE CARVALHO, SÃO LUÍS- MASILVELI SOUSA BRUSACA
382O ENSINO DA GEOGRAFIA NAS TURMAS DO CURSO INTEGRADO EM PACATUBA-CE: UMA ABORDAGEM REFLEXIVAHELANIA MARTINS DE SOUZA
383O ensino da Geografia nos dias atuais: uma visão prática da realidade.WILLIAMS SILVA DOS SANTOS
384O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA: UMA REFLEXÃO COM ALUNOS INDÍGENASADOLFO DA COSTA OLIVEIRA NETO
385O ensino de geografia como ferramenta de compreensão e atuação dos alunos, a cerca da fragmentação do Estado do Pará. EDSON FEITOSA PALHETA
386O Ensino de Geografia e a fotografia na escola em Catalão – GOHAYANI CARDOSO DOS SANTOS
387O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS NOVAS TECNOLOGIAS: APROXIMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA “UM COMPUTADOR POR ALUNO”JORGE FERREIRA DE LIMA FILHO
388O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS APORTES DO PENSAMENTO COSMOGRÁFICO: UM DEBATE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BÁSICA JOÃO VITOR GOBIS VERGES
389O ensino de geografia em paralelo com a realidade de vida do estudanteDANIEL DA CRUZ JUNIOR
390O ensino de Geografia Física e Ambiental na Educação Básica: Conceitos e Temas trabalhados com o subsídio da ferramenta Google Earth.MARCUS VINICIUS NEVES ARAÚJO
391O ENSINO DE GEOGRAFIA FRENTE AO ENEM: elementos para uma (reflex)ação pedagógicaMARCOS IRINEU KLAUSBERGER LERINA
392O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: AS PERSPECTIVAS DO ENSINO SEMIPRESENCIAL NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CLORINDA MARTINS TAVARES (CESEC) NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA- MGMARIA BEATRIZ JUNQUEIRA BERNARDES
393O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO DO (MST) E NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VITÓRIA DA CONQUISTA (SMED)RENATA SANTOS SOARES
394O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EMANCIPAÇÃO DO ALUNO SURDODANIELLE SOUZA DA COSTA PRIMO
395O Ensino de Geografia no Ensino Fundamental e suas Práticas MetodológicasJOÃO PAULO DE JESUS SANTOS
396O ENSINO DE GEOGRAFIA PELA LINGUAGEM LITERÁRIA: COMPREENDENDO A PRODUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO DO NORTE DO PARANÁLEANDRO GARCIA NIEHUES
397O ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DE ATIVIDADES LÚDICASJOSÉ LIMA DE REZENDE
398O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM DO CONCEITO DE PAISAGEM NO ENSINO FUNDAMENTALGABRIELA DONATON
399O ENSINO DE LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALJULLIANA PECLAT DO NASCIMENTO
400O Ensino de Localização Geográfica nos anos finais do Ensino FundamentalNILZA JOAQUINA SANTIAGO DA CRUZ
401O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NUMA ABORDAGEM CRÍTICA: O USO DE CHARGES COMO ELEMENTO NORTEADORDJEOVANI ROOS
402O ensino-aprendizagem da cartografia na educação de jovens e adultos através das oficinas pedágogicas: uma perspectiva de formação docente TAÍSE DOS SANTOS ALVES
403O ensino-aprendizagem em Geografia: reflexões a partir da construção da educação intercultural indígena diferenciada na Aldeia Muã-Mimatxi do povo Pataxó. GUILHERME ANTUNES ABJAUDI
404O Espaço em (Re)construção - vivenciando o ciclo hidrológico em sala de aula ARTUR CZERMAINSKI KLASSMANN
405O ESPAÇO RURAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: um olhar sobre a prática docente e os conteúdos abordados no livro didáticoGRACIELE OLIVEIRA DE ARRUDA
406O Espaço-tempo do Programa Conexão Educação na Rede Estadual de Educação FluminensePHILIPE BRAGA ANDRÉ
407O ESPIRITO DE AVENTURA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM EXERCÍCIO TEÓRICO E METODOLÓGICO SOBRE AS TRANSFORMAÇÕES RECENTES QUANTO À ESPACIALIDADE E A TEMPORALIDADE DAS PRÁTICAS COTIDIANAS EM SÃO JOAÕ DEL – REI - MINAS GERAIS FRANCISCO JOSÉ FERREIRA
408O Estágio como Parte da Formação do Geógrafo: O Caso do Laboratório de Cartografia e Geotecnologias - UFESFABRICIO HOLANDA DO NASCIMENTO
409O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS E O PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICAROBERTO DE SOUZA SANTOS
410O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PROCESSO FORMATIVO EM GEOGRAFIA: REFLEXÕES E EXPERIÊNCIAS NA LICENCIATURARAIMUNDO HELION LIMA DIAS
411O Estágio Supervisionado: uma contribuição para a prática de ensino em Geografia e a formação dos professoresCELSO YOSHIHARU AGATA MOREIRA
412O estudo da migração em turmas da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Belo HorizontePAULO ROBERTO BRAGA
413O ESTUDO DA MIGRAÇÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O CASODA ESCOLA EDITE ALCÂNTARA MOTA - PECÉM - SÃO GONÇALO DO AMARANTE – CEFELIPE DA ROCHA BORGES
414O Estudo e o Uso dos Recursos Didáticos no Ensino Superior de GeografiaEDNA SANTOS VIEIRA
415O livro didático como difusor de ideologias geográficas: um olhar sobre o branqueamentoGABRIEL SIQUEIRA CORREA
416O livro didático de geografia e a formação de identidades- uma leitura a partir do conceito de região.MARIA EDINEY FERREIRA DA SILVA
417O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM SALA DE AULA: análise de seus conteúdos e uso no ensino fundamental SAMARA DAYANE DOS SANTOS
418O livro didático de geografia: a dificuldade de superar um saber enciclopédico que de tudo fala, mas pouco grafa o alunoNESTOR ANDRÉ KAERCHER
419O LÚDICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PIBID NA ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI, EM NATAL/RNKELLIA DE OLIVEIRA BEZERRIL
420O Lugar Jardim Botânico como Espaço pedagógico em GeografiaBRUNO NUNES BATISTA
421O Meio ambiente e o cidadão: uma estratégia de ação nas escolasANDRÉ SILVA TAVARES
422O OLHAR ADOLESCENTE: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PRIVADA E SOBRE COM O ENSINO DA GEOGRAFIAKAYOBI DE AZEVEDO VARGAS
423O papel das redes na leitura das paisagens urbanas contemporâneas: por uma (re) configuração na prática docente e estágios supervisionadosMARLENE MACARIO DE OLIVEIRA
424O PAPEL DO TEATRO E DA MÚSICA ENQUANTO RECURSOS METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIASAMIRA
425O PAPEL EDUCACIONAL DO CEMAARQ NO ENSINO DA CULTURA INDÍGENA.FERNANDA REGINA FUZZI
426O PIBID e seus bolsistas: Uma caracterização do Subprojeto em Geografia do IFSP/SPBRUNA CAROLINA GOMES OLIVEIRA
427O processo avaliativo para ingresso no Ensino Superior e os conteúdos de geografia abordados no ENEM (1998 - 2008)NATALIA MESSINA
428O PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIAMARIA JOSÉ SOARES NICODEMOS BRUZZON
429O processo de globalização e os novos desafios da Prática de Ensino em Geografia: uma experiência no estágio supervisionado I na E.E.E.F.M. Prof. José Soares de Carvalho, Guarabira/PBRUBÊNIA LOPES DE OLIVEIRA
430O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA -PIBID- NA FORMAÇÃO DOCENTEFÁTIMA DE PAULA OLIVEIRA
431O PROGRAMA PRODOCÊNCIA DA UFPB E OS SEUS RESULTADOS NO FORTALECIMENTO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIAMARIA DE FATIMA DE ALBUQUERQUE RANGEL MOREIRA
432O PROJETO CONHECENDO A PARAÍBA E SUA METODOLOGIA DE ENSINO NA ÁREA DA GEOGRAFIA FÍSICA COM BASE NA MAQUETE DA PARAÍBADANIEL DA SILVA OLIVEIRA
433O RECONHECIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIABÁRBARA FERNANDES DA CUNHA
434O RELEVO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA ADOTADOS PELA E.M.E.F. JOSÉ GUALBERTO DE ANDRADE DA CIDADE DE JOCA CLAUDINO - PARAÍBA ANA CRISTINA FERREIRA NETA
435O Sertão: Paisagem ou Personagem no Cinema NacionalSERGIO DOS SANTOS BORGES
436O significado educacional do uso das TICs na escola pública: o PROUCA e o ensino de geografia em Uberaba (MG)AURÉLIO ALBERTO RICHITELI
437O Subprojeto Pibid de Geografia da Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína e Sua Importância no Diálogo Entre Universidade e Escola.JULIO NELÇO FERREIRA DE SOUSA
438O sujeito, a demanda e a política de currículo para GeografiaHUGO HELENO CAMILO COSTA
439O TRABALHO DE CAMPO COMO METODOLOGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM DAS QUESTÕES AMBIENTAIS URBANASCLAUDIO ITAMAR CASTELO
440O TRABALHO DE CAMPO EM GEOGRAFIA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICARONALDO DOS SANTOS BARBOSA
441O TRABALHO DE CAMPO NA GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURALSÂMARA ROBERTA LACERDA PACHECO
442O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO DO CIEP-303 AYRTON SENNA DA SILVAMARIA ALICE NUNES BARATA
443O uso de blogs nas discussões em sala de aula – “O caso do blog Regionalização do Espaço Mundial”OTÁVIO AUGUSTO FREDERICO
444O USO DE DINÂMICAS EM SALA DE AULA: um olhar sobre o processo de ensino-aprendizagem em GeografiaERICA MEIRIELE DE JESUS SILVA
445O USO DE IMAGENS DE SATÉLITE COMO RECURSO DIDÁTICO TALITA ANUNCIAÇÃO CRUZ
446O uso de imagens de sensoriamento remoto como auxilio didático em aulas de GeografiaJOHNNY MAYRON SANTANA FERREIRA
447O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO SOBRE A INTERVENÇÃO DO CLIMA NA DINÂMICA TERRESTRESANDRA APARECIDA BORGES SILVA
448O USO DO ESTUDO DE CAMPO NA GEOGRAFIA, COMO PROCESSO DE ENSINO E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA ALEXANDRE FUCHS DE OLIVEIRA
449O uso do Google Earth e do Google Maps em sala de aulaLUCAS MANFIO FERREIRA
450O uso do lúdico como mediador no ensino de Geografia para deficientes visuaisDARIANE RAIFUR ROSSI
451O USO DO MAPA NAS SÉRIES INICIAIS: NOÇÕES PRELIMINARES SOBRE CARTOGRAFIA ESCOLAR.DANIELA LEITE CARDOSO
452O USO DO MATERIAL DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR, EM CLASSE MULTISSERIADA, NA ESCOLA SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RAMAL DA LAGOA.ANDRÉA CRISTINA DOS SANTOS LUZ
453Objeto de aprendizagem Turismo no Rio Grande do SulANA CLAUDIA GIORANI
454OBSERVAÇÃO DA ESCOLA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTALGESSIKA FREITAS ANDRADE
455ODM no ensino médio: conhecendo pela sensibilização e aprendendo pela razão. A pesquisa como princípio pedagógico e como princípio científico na aprendizagem de um tema universalIZABEL CASTANHA GIL
456OFICINA DE EDUCAÇÃO NA ESCOLAANTONIA SANDRA HONORIA DE SOUSA
457OS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA E SEU PAPEL SOCIALIZADOR: UMA ANÁLISE SOBRE A HISTÓRIA DESTES PROFFIONAIS E SUA VALORIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO FROMAL DOS SUJEITOS ESCOLARESANA PAULA ROSA DE SOUSA
458OS MAPAS E AS NOÇÕES DE LOCALIZAÇÃO E ORIENTACÃO: UM ESTUDO METODOLÓGICO COM OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALFILIPE NERI FLORES
459OS PROFESSORES DE GEOGRAFIA E SUAS IDENTIDADES: PRIMEIRAS REFLEXÕESDIEGO CARLOS PEREIRA
460OS RELATÓRIOS DA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO DA ESCOLA E DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR COMO FONTE DE INFORMAÇÃO PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA.ELAINE CRISTINA SOARES
461OS TEMAS TRANVERSAIS E AS ABORDAGENS DE GÊNERO NA GEOGRAFIADAISY LUZIA DO NASCIMENTO SILVA CAETANO
462Os territórios indígenas no estado de São PauloTIAGO EVANDRO PINTO
463PANORAMA DE RECURSOS DIDÁTICOS: UM ESTUDO SOBRE A SUA UTILIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIAINÊZ DE DEUS NEIVA BRANDÃO
464PARQUE DA PEDRA FURADA: UMA OPÇÃO PARA O ENSINO PRÁTICO DA GEOGRAFIA FÍSICAHELENA PAULA DE BARROS SILVA
465PATRIMÔNIO CULTURAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: A AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E CIDADANIAITALO AUGUSTO BARROS NORONHA
466PEAS JUVENTUDE EM ITUTINGA/MG: o protagonismo juvenil e os sentidos de ser jovemBIANCA ROCHA BRÍGIDO
467Percebendo o meio ambiente: atividades humanas na modificação da paisagemJADSON ALBUQUERQUE DOS SANTOS
468Percepção Ambiental de Alunos do 6º e 7º ano da UEB Thomaz de Aquino Andrade, Vila Lobão, São Luís-Ma.MÁRCIA TALÍDIA FERREIRA RODRIGUES
469Percepção do mundo a partir da leitura e da escritaELENE MARIA DE OLIVEIRA MODESTO
470PERCEPÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO LOCAL A PARTIR DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: OPORTUNIDADES DE ENSINO PARA AS ESCOLAS PÚBLICAS. ANDRÉ LUIZ FARIAS ALVES
471PERFIL DOS ACADÊMICOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL EM 2009, EM AQUIDAUANA – MSVICENTE ROCHA SILVA
472PIBID – UM ELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTEPAULO CESAR RODRIGUES DA SILVA
473PLANEJAMENTO DE ENSINO: A AULA DE GEOGRAFIA A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICAJULIANA DE FATIMA ZANCHETTA
474POLÍTICAS DA EJA E TERRITORIALIDADES: O CASO DO COLÉGIO ESTADUAL JOAQUIM INÁCIO DE CARVALHO, IRARÁ-BAHIA.MARIZE DAMIANA MOURA BATISTA E BATISTA
475Políticas de Informatização da Educação e o Ensino de Geografia: O que dizem os Professores?LUIZ GUILHERME DE SOUZA XAVIER
476Políticas Públicas de Educação e o Ensino de Geografia: Análises dos Governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.ELOSLAVIA TEIXEIRA DOS SANTOS
477POR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TICs NA CARTOGRAFIA ESCOLARGABRIELA DAMBROS
478POR UMA GEOGRAFIA DO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO AO ENSINO DE GEOGRAFIATÁSSIA GABRIELE BALBI DE FIGUEIREDO E CORDEIRO
479Portal do Professor: uma análise das ferramentas tecnológicas como aporte metodológico no ensino de GeografiaLARA PIRES WEISSBöCK
480POSSIBILIDADES DE ANÁLISE E COMPREENSÃO DOS PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO E DO ESPAÇO URBANO POR MEIO DA LINGUAGEM MUSICAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA.EDIMAR EDER BATISTA
481PRÁTICA AUDIOVISUAL E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE VIGIA DE NAZARÉ (PA)DIEGO MERCES DE BARROS
482Prática da Produção Textual no Ensino de Geografia para Alunos do Ensino MédioNATHALIA MARIANO GONÇALVES
483PRÁTICAS DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA: A BUSCA DA RELAÇÃO SUJEITO-OBJETO DE ESTUDOTHIAGO KICH FOGAÇA
484Práticas e Novas Perspectivas para o Ensino de GeografiaJULIA MARCON COSTA
485PRÁTICAS EDUCACIONAIS NÃO-FORMAIS COMO AUXÍLIO DA GEOGRAFIA ESCOLARCÉLIA FERREIRA DOS REIS
486PRÁTICAS EDUCATIVAS: um olhar para o ensino de GeografiaOZANIR REINALDO DE LIMA
487PRÁTICAS LÚDICAS EDUCACIONAIS APLICADAS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE SÃO JOÃO DA PONTA – PAROBERTA PENA FORTES
488PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: dez anos (1999 a 2009) da Política Nacional de Educação Ambiental no Município de Catalão (GO) GABRIEL DE MELO NETO
489PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UM PROFESSOR DE GEOGRAFIAANDERSON OLIVEIRA DE JESUS
490Presente, passado e futuro: Percepções da construção e uso de maquetes como recurso didático para a representação espacial de mudanças no entorno do CIEP Brizolão 303 Ayrton Senna da Silva.ANNIELE SARAH FERREIRA DE FREITAS
491Primeiras incursões sobre a iniciação à docência em GeografiaALESSANDRA BERNARDES FARIA CAMPOS
492Problemas metodológicos no ensino de Geografia: uma tentativa de convergência entre István Mészáros e Yves Lacoste.RODRIGO COUTINHO ANDRADE
493Produção de material didático a partir de trabalhos acadêmicos: uma experiência de ensino sobre a mineração em Mato Grosso do SulDANIELLI MANFRÉ DA SILVA
494PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO O SOBRE ENSINO DE GEOGRAFIA NO BRASIL: DISSERTAÇÕES E TESES (2004 – 2010) FRANCISCO DAS CHAGAS RODRIGUES DA SILVA
495Programa Ensino Médio Inovador como estímulo da educação básica na Escola Estadual Onze de Março em Cáceres-MT.BRUNIELA ESPERANÇA ANTONIO
496Projeto de Educação Geográfica e a Formação de Professores de GeografiaCLEZIO
497PROJETO FOME: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO COM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO MÉDIOANA LUÍSA DA COSTA
498PROJETO INTEGRADOR: INTERLIGANDO SABERES NO ENSINO MÉDIOMARIA J MARJORIE RAMOS DA SILVA
499PROJETOS INSTITUCIONAIS TOMAM A CENA NA ESCOLA: CONTRADIÇÕES ENTRE AS DEMANDAS EXTERNAS E O COTIDIANO ESCOLARCARLA LUZIA DA SILVA BORGES
500ProJovem Urbano no município de São Gonçalo/RJ: limites e possibilidades na inserção de jovens no mercado de trabalhoGLAUCE BATISTA JUNIOR
501Proposições metodológicas à formação para a pesquisa na Geografia: Por uma episteme dialógica, sensível e criativaANITA LOUREIRO DE OLIVEIRA
502PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO NAS QUESTÕES POLÍTICAS E SOCIAIS INERENTES AO DESTINO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DE CURITBA E REGIÃO METROPOLITANA: o problema do lixo em Curitiba é mais político e social do que propriamente ambientalPEDRO FILIPAK
503Quatro anos de Currículo de Geografia no Ensino Público do Estado de São Paulo: as questões pedagógicasDULCIMARA LUGOBONI MARINHEIRO
504Recenseadores do Sítio: uma proposta para elaboração de um censo escolarNATALIA PIVESSO MARTINS
505RECICLAGEM: A RELEVÂNCIA DE SE TRABALHAR O TEMA NAS ESCOLASDOUGLAS PAREIRA SANTOS
506Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para Pessoas com Deficiência Visual, em Uberlândia-MGDIONES CARLOS DE SOUZA ALMEIDA
507Reflexão sobre a teoria e a prática na formação dos professores de Geografia.TUANA DA COSTA HERES
508Reflexões Sobre a Subjetividade dos Indivíduos no Ensino de GeografiaDÉBORA LOPES FRANCISCO
509Reflexões sobre o Curriculo Oficial de Geografia e Avaliação da Aprendizagem na rede estadual pública de ensino em São PauloIARA LEME RUSSO CURY
510REFLEXÕES SOBRE O EIXO DE FORMAÇÃO “PRÁTICA CURRICULAR” NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (CRATO-CE): AVALIAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES, 2012MARIA SOARES DA CUNHA
511REFLEXÕES SOBRE O EIXO DE FORMAÇÃO “PRÁTICA CURRICULAR” NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (CRATO-CE): AVALIAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES, 2012MARIA SOARES DA CUNHA
512Reflexões sobre o ensino a partir de uma prática sócio-construtivista em Estágio Supervisionado em GeografiaMARCONE DENYS DOS REIS NUNES
513Região Metropolitana do Rio de Janeiro: Políticas educacionais e o professor de geografia.MIGUEL CARNEIRO ARDENTE
514RELACIONAR OS CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA VISTOS, DE FORMA ABSTRATA, EM SALA DE AULA COM O CONCRETO, ATRVÉS DA INTERPRETAÇÃO DE PRODUTOS ORIGINADOS POR SENSORIAMENTO REMOTO.LEANDRO PREDEBON
515Relações de poder no ambiente escolar: o banheiro como um território de transgressãoVIVIANNE DOS SANTOS CAVALCANTI
516RELATO DA EXPERIÊNCIA PIBIDIANA DE GEOGRAFIA NO COLÉGIO ESTADUAL DR EDUARDO VIRMOND SUPLICY – FRANCISCO BELTRÃO/PRANGELA APARECIDA MORESCHI
517Relato teórico a respeito da saída de campo à 8ª Bienal do Mercosul realizada pelo PIBID - Geografia UFRGSYAZANA GUARESI
518REPRESENTAÇÕES DA CAATINGA E DE SUA BIODIVERSIDADE POR MEIO DE DESENHOS INFANTIS.KELLANIA ABREU MOREIRA
519REPRESENTAÇÕES DA LICENCIATURA PELOS ESTUDANTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISPAULA MAIA SILVA
520Representações étnico-raciais no livro didático de GeografiaSUZANA ODERICH MUNIZ
521Resultados de uma comparação de artigos sobre o uso SIG no Ensino Médio: impedimentos e contribuiçõesFELIPE GARCIA PASSOS
522Resumo de trabalho introdutório sobre as problemáticas na abordagem das ciências no Ensino Médio brasileiro, tendo a Geografia como exemplo principalMARCELO MATA PUJALS CARVALHO BARBOSA
523Revivendo o lugar: possibilidades para a geografia escolar.CIRLANI TERENCIANI
524Roda de formação PIBID: O uso da musica como metodologia de ensino em Geografia ISTAEL MARQUES DA SILVA
525SABERES REGIONAIS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: LEITURAS, DIZERES E OLHARES.FLÁVIA PRISCILA VENTURA
526SER E ESTAR PROFESSOR DE GEOGRAFIA: "LIÇÕES DE UM PERCURSO"AMARA IVONE DE SOUZA RODRIGUES
527SUBPROJETO GEOGRAFIA: UMA ABORDAGEM DO ANTES E DEPOIS DO DA INTRODUÇÃO DO PIBID NA VISÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DE LOURDES PINHEIRO NA CIDADE DE MONTES CLAROS – MG ELLEN FABIANA OLIVEIRA GONÇALVES
528SUBSÍDIOS AO ENSINO DO TEMA EROSÃO EM ÁREAS URBANAS. O CASO DO BAIRRO CAETÉS I, ABREU E LIMA (PE)LEANDRO PEREIRA DE SOUZA
529Sugestão metodológica interdisciplinar a partir do Conteúdo Básico Comum de Geografia - MGANTONIA MARCIA DUARTE QUEIROZ
530Técnicas de ensino de Geografia: Representações com uso de maquetes GIANE LOPES DE ALMEIDA
531TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ( TICs) NO ENSINO DE GEOGRAFIA FRANCISCA PEREIRA MOTA
532TECNOLOGIAS E ENSINO: UMA PONTE PARA UMA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVAROGÉRIO KLAK SANTOS
533Teoria do Capital Humano e EducaçãoIVILING LEAL MELONI
534Território terreiro em sala de aula - os laços entre sagrado e profanoLUÍS GUSTAVO DE FREITAS DIAS
535Territórios Educativos? O uso de espaços extraescolares em um programa de Educação Integral em Belo Horizonte - MGPAULO FELIPE LOPES DE CARVALHO
536TIRAS DA MAFALDA: ENSINANDO GEOGRAFIA COM A LINGUAGEM DOS QUADRINHOSCAMILA PORTO DE CASTRO
537Tornando-se professor de Geografia: reflexões sobre a construção da profissionalidadeCLAUDIVAN SANCHES LOPES
538TRABALHANDO COM PRÁTICA DE ENSINO DIFERENCIADA PARA CONTEÚDOS DE GEOMORFOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERABA-MGRAPHAELA BATISTA
539TRABALHO, AUTONOMIA E EDUCAÇÃO: O ENSINO DE GEOGRAFIA COMO POSSIBILIDADEGIOVANNI CANDIDO MIRANDA
540Trajetórias e desafios no PIBID de Geografia - FURG: um relato de experiência.MARISTEL COELHO SAN MARTIN
541TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DE UMA LINGUAGEM TÉCNICA GEOGRÁFICA PARA CONSTRUÇÃO DA USINA HIDRELÉTRICA DE FURNASCHRISTIANE VANESKA CARVALHO DE OLIVEIRA
542Trilha do Conhecimento GeográficoANIBAL PAGAMUNICI
543Turismo no ensino de Geografia: análise crítica de livros didáticos de Geografia e apontamentos para a abordagem em sala de aula.LARISSA FERNANDA BASSO DE MEDEIROS
544Turmas tachadas de ”problemáticas” no contexto escolar. Estudo de caso do colégio Ayrton Senna, Rio de Janeiro. DÉBORA OLIVEIRA DE SOUZA
545Um olhar humanista sobre a percepção climática na Educação de Jovens e AdultosLUCIANA ROSSI MOITA
546UM OLHAR SOBRE A PAISAGEM A PARTIR DE ALUNOS CEGOS.LAIS CARDOSO LAGO
547UM OLHAR SOBRE A SALA DE AULA, ABORDADA EM DOIS DIFERENTES ÂNGULOS, DA SALA CONVENCIONAL ÀS SALAS AMBIENTESABRINA MACHADO TELITO
548UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO, MANOEL SOARES DE OLIVEIRA, NO MUNICÍPIO ITAPOROROCA/PBJUNIO SANTOS DA SILVA
549UM PARALELO ENTRE O NAP E O PIBID: PELA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO EM GEOGRAFIAFRANCIELLE GONÇALVES SILVA
550Uma Alternativa Metodológica para a Alfabetização CartográficaANA CLAUDIA BLIGGS GUTEMBERG
551Uma análise de atividades didático-pedagógicas para o ensino de Cartografia no ensino médio.LUCAS CARNEIRO MACHADO
552Uma análise espacial da Usina Hidrelétrica de Tucuruí-PA a parti da disciplina Trabalho de Campo Integrado.CAMILA GARCIA NASCIMENTO
553UMA ANÁLISE SOBRE OS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O CASO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PBINGRID RODRIGUES LEITE
554Uma discussão sobre a Geografia no primeiro ano do Ensino Médio e a implantação do Ensino Médio Inovador: o caso do CIEP 303 Ayrton Senna, RJ. JULIANA DO NASCIMENTO PENA
555UMA NOVA MANEIRA DE ENSINAR GEOGRAFIA AGRÁRIA TATIMEIRE CORDEIRO DA SILVA
556Uma parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jerônimo para consolidar uma educação no e do campoMIRIELI DA SILVA FONTOURA
557UMA PESQUISA SOBRE DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA COM CAMPO NO VII FALA PROFESSOR: PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIASÉRGIO LUIZ MIRANDA
558Uma proposta de introdução da Fotografia Aérea com Pipa no ensino da GeografiaEVÂNIO DOS SANTOS BRANQUINHO
559Uma reflexão sobre o Ensino de Geografia no 1° ano do Ensino Médio: A Geografia Física na sala de aula.MIGUEL PINHO
560USO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NAS ÁREAS EDUCACIONAIS: ENFOQUE NA QUESTÃO DA DEVASTAÇÃO DO CERRADOLETÍCIA VAZ
561Uso de Modelo de Elevação Digital para práticas cartográficas no ensino de GeografiaFLORA LUIZA CABRAL DE SANTANA
562Uso de Modelo de Elevação Digital para práticas cartográficas no ensino de GeografiaFLORA LUIZA CABRAL DE SANTANA
563Uso de modelos tridimensionais como recurso didático para o ensino de GeografiaBRUNA HENRIQUE ALBUQUERQUE
564USO DO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS) NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIAELIANE SOUZA DA SILVA
565USO DO TRABALHO DE CAMPO COMO INSTRUMENTO DO ENSINO DE GEOGRAFIASIRIUS OLIVEIRA SOUZA
566Utilização do SIG SPRING 5.0 como ferramenta didática nas aulas de GeografiaLETÍCIA CELISE BALLEJO DE OLIVEIRA
567Verificar o nível de leitura cartográfica dos alunos do 1º ano do Ensino Médio em três escolas públicas do município de Sorocaba-SPMARIA ALICE DE PAULA SOUZA
568VÍDEO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: TRABALHANDO PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DE SABERES.JOSE RAIMUNDO DE SANTANA JUNIOR
569VIVENCIANDO NOVAS TRILHAS DE APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA: ATIVIDADE DE CAMPO EM XIQUE-XIQUE, BAHIAJACY BANDEIRA ALMEIDA NUNES
570VIVENCIANDO TEORIA E PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIAALINE GISELI FREITAS ROCHA
571¬¬¬¬¬A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DO TRABALHO DE CAMPO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UM DIÁLOGO A PARTIR DO LUGAR. FABIANA MIOZZO
572“ Quando a Universidade trabalha com a Escola: a produção e o uso de diversas linguagens na abordagem do ensino de Geografia”ISABELA BATISTA DE MEDEIROS
573“A creche tá dentro do tesouro!”: Aproximações em Cartografia com Crianças THIAGO BOGOSSIAN
574“E agora, o que eu ensino: Eustáquio de Sene ou Milton Santos?” Entre as fronteiras da Geografia Escolar e a Geografia Acadêmica em um espaço de formação de professores (CAp-UFRJ)HILTON MARCOS COSTA DA SILVA JUNIOR
575“Geografia das Crianças” - A Geografia de Aroldo de Azevedo para as Séries IniciaisFERNANDA DOS SANTOS LUCAS
576“Geografia Inclusiva: cartografia tátil como meio de inclusão de alunos com Deficiência Visual”ANGELA DOS SANTOS MACHADO