Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/html/modules.php on line 5

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/wright/doctypes/default.php on line 238

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/wright/doctypes/default.php on line 148
XVII Encontro Nacional de Geógrafos - 2012 - CHAMADO À MONITORIA

Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/a9985/public_html/eng2012/templates/js_studio_free/html/com_content/article/default.php on line 8

CHAMADO À MONITORIA DO XVII ENG

 

A Associação dos Geógrafos Brasileiras – AGB, respeitando os princípios de militância de todas e todos os associados tem a obrigação de esclarecer sobre o significado da monitoria nos Encontros promovidos pela entidade. É de conhecimento público que nos eventos da AGB temos a necessidade de muitos companheiros e companheiras para dar cumprimento as atividades propostas pela entidade. Nossa compreensão, portanto, compartilhada pelo conjunto das seções locais através das Reuniões de Gestão Coletiva – RGC’s, é a de que os monitores não são simples tarefeiros que por motivação voluntária se candidatam ao trabalho.

 

Durante o Encontro os monitores são os sujeitos que materializam a maior parte das ações pensadas coletivamente nos fóruns deliberativos. Isso configura, sobretudo, uma atuação política e de formação e, por isso, é imprescindível o conhecimento de todo processo de construção do Encontro, que conta com a exclusiva participação dos geógrafos e geógrafas militantes. Nesse caso o trabalho realizado pelosmonitores deixa de ser um tarefismo voluntarista e se transforma em um ato político.

 

Os trabalhos da monitoria são coordenados. Porém não há uma hierarquia entre os coordenadores e os monitores. O que pretendemos, e faz parte da prática da AGB, é que existam instâncias de responsabilidade política, que durante os encontros e congressos da entidade precisam ser identificados como coordenação. Para isso contamos com quatros escalas de responsabilidade política: a) DEN; b) comissão organizadora local; c) seções locais e d) os monitores. Esses diferentes sujeitos deverão interagir, acatar deliberações dos fóruns da entidade e em respeito às decisões coletivas dar execução as tarefas propostas.

 

As atividades dos monitores têm inicio com o credenciamento no domingo às 8:00 e se encerram no sábado, após a plenária final, às 22:00. E, considerando que a monitoria transcende a simples tarefa, nós, nas diferentes escalas de responsabilidade, temos o compromisso de garantir cumprimento dos horários que espontaneamente disponibilizamos.

 

O resultado das ações coletivas só tem efeito quando reconhecemos que o trabalho individual não seja tão insignificante ao ponto de ser dispensado, nem tão imprescindível para ser personalizado. E através desse ato político franco que esperamos um trabalho solidário e profícuo com muitos debates políticos e aprendizagem para todos e todas.

 

As seções locais devem organizar coletivos de monitoria no interior de suas seções locais e enviar uma lista de interessados em participar da monitoria do XVII ENG, no qual a seção local indicar um responsável (coordenador local). Os monitores receberão alimentação e 2 camisas da monitoria.

 

 

Comissão Organizadora do XVII ENG

Diretoria Executiva Nacional

Associação dos Geógrafos Brasileiros